Como fazer look do dia?

Juro que pensei muuuuito antes de postar sobre esse assunto, pois pode até parecer meio fútil, mas como sempre vejo algumas pesquisas sobre o tema aqui pelo blog e algumas meninas pedindo dicas em grupos do facebook, resolvi juntar um pouco da minha experiência e dividir com vocês. Não sou expert no assunto, muito menos a top model (hehe), mas estou evoluindo e tenho algumas dicas legais pra passar. Ah, o post ficou grandão, viu? Mas vale a pena ler cada linha rs.

1. Timidez: Pelo menos pra mim, foi um dos maiores problemas. Sempre fui muito tímida, e a ideia de fazer mil poses em público para outra pessoa me fotografar é assustadora. Até hoje ainda luto com isso, mas comparando as fotos antigas, dá pra perceber que já me sinto bem mais confortável em frente as câmeras. O que fazer? Faça uma playlist bem animada pra escutar durante as fotos, escolha alguém que você já seja intima para te fotografar, por exemplo uma amiga, seu namorado, com certeza vai ser menos complicado. Tente relaxar e não se preocupe com os olhares alheios, pense que o resultado final ficará lindo e seja confiante.

2. Fotografo e câmera: Lógico que um fotografo profissional e uma câmera com uma lente bacana ajudam muito no resultado, mas se você não tiver, não se preocupe. Se sua câmera não for tão boa, invista em uma iluminação e cenário legal. Sabe aquela sua amiga que arrasa nas fotos do instagram? Peça pra ela te fotografar, depois invista em uma edição legal usando algum editor online (mas sem exageros, viu?) e voilá, fotos lindas pra você postar. Logo que começamos com o blog, usávamos uma câmera da sony que não é tão boa assim, com o passar do tempo, o blog começou a render um dinheirinho e investimos em uma câmera melhor. Eu sei que queremos sempre começar já fazendo o melhor, mas se não tem como, não devemos desanimar, com o tempo e dedicação tudo vai melhorando.

3. Poses: Essa ainda é uma das minhas maiores dificuldades, nas primeiras fotos até vai, mas depois fico totalmente sem saber o que fazer. Costumo procurar algumas inspirações no Pinterest ou até mesmo em blogs que acompanho. Faça uma pastinha no computador e salve algumas inspirações, ajuda bastante. Seja o mais natural possível, particularmente prefiro fotos mais espontâneas e realistas, sabe? Não curto muito look do dia com cara de book de 15 anos, fica algo muito superficial, mas isso vai do gosto de cada um.

4. Cenário: Vejo muitas meninas comentando que não tem um local para tirar as fotos, que em casa não tem um quintal bacana e etc. Mas pra mim, o cenário é algo importantíssimo pro resultado final da foto ficar legal, então vale a pena do esforço de ir atrás de um lugar bonito. Praias, parques, pracinhas ou até mesmo uma rua legal, podem ser o cenário perfeito para suas fotos. Eu sei que dá um pouco de trabalho, e as vezes fica inviável, mas faz toda a diferença. Se você realmente não tiver como ir pra um local distante, procure um lugar perto de casa que tenha árvores, flores.. Não se esqueça de procurar um lugar seguro, pois sair com equipamento caro na rua pode ser perigoso, além de você e a pessoa que vai fotografar, chame mais alguém para acompanhar, escolha um local movimentado e estejam sempre atentos.

5. Maquiagem e cabelo: É legal investir nesses dois itens, uma pele bem feita e cabelo arrumadinho são essenciais pra composição. Mas cuidado pra não exagerar viu? Faça algo que combine com o look usado. Se for um look mais casual, dia-a-dia, escolha uma make mais leve e cabelo solto. Se for algo mais noite, um olho mais marcado e um cabelo mais arrumado caem super bem. O que eu costumo fazer é uma make mais básica nos olhos com um delineado, cabelo solto com cachos e levo várias opções de batom. Assim posso usar um mais claro ou um mais forte dependendo do look que vou usar, assim não tem erro.

6. Invista em acessórios: As vezes você monta um look legal, mas sente que está faltando algo, né? Os acessórios são uma ótima forma de dá um toque a mais ao #lookdoday e deixar as fotos bem mais interessantes. Costumo comprar bastante acessórios baratinhos no centro da cidade e na internet, assim tenho mais opções e nem preciso gastar rios de dinheiro. Óculos e chapéus são os meus favoritos.

7. Escolhendo o look:
Na hora de escolher as peças, escolha aquilo que você realmente usaria no seu dia-a-dia, afinal de contas, como você vai servir de inspiração pra alguém se nem você usaria aquilo? Mas é importante priorizar looks mais "diferentes", ou adicionar itens que o tornem mais interessante sem tirar sua identidade da composição. Por exemplo, um short + camiseta + sapatilha todo mundo usa e talvez não seja tão interessante para o seu leitor, mas que tal acrescentar uma camisa jeans amarrada na cintura e trocar a sapatilha por um tênis e adicionar alguns acessórios? Bem mais interessante, não é mesmo?

8. Look do dia em tempo real ou fotografar vários de uma vez: Nem sempre temos disponibilidade de fotografar o look no dia em que o usamos, se você tiver como, aproveite pois dá menos trabalho e é bem melhor. Eu, por exemplo, raramente tiro no dia em que uso pois não tenho alguém pra fotografar em certos momentos, por isso costumo marcar um dia e escolho uns 3 looks para fotografar de uma vez e ir soltando aos poucos no blog. Geralmente separo looks que já usei ou pretendo usar, escolho um look bacana, faço make-cabelo-unhas e tiro o dia apenas para isso. É cansativo, viu? Não pensem que é moleza não (hehe) mas vale super a pena.

9. Criticas: Ninguém nunca vai agradar todo mundo, isso sempre precisamos ter em mente. Então nada de ficar chateada se alguém fazer um comentário maldoso sobre uma pose, falar que não gostou do da sua blusa. Separe as criticas construtivas das destrutivas e não desanime por isso.

Basicamente é isso, se vocês tiverem alguma dúvida ou algo para acrescentar, deixem nos comentários <3 E não esperem ter uma câmera melhor, ou conseguir pagar um fotografo, quanto antes começar, mais rápido vão arrasar nas fotos!


Comentários via Facebook

13 comentários:

  1. Amei o post <3
    http://blogcafeamargo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. lindos looks tem talento!!!

    http://bloggerprincesasemcoroa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei esse post Luana!! Me identifiquei do início ao fim!!
    E vou ser super sincera, o meu noivo tira as fotos pra mim e sempre me pergunta - Joyce, qual vai ser a próxima pose?? Haha.. Nunca consigo mudar a pose!! Mas to tentando!!
    Eu sinto que acessórios realmente fazem uma enorme diferença, preciso investir mais nisso! Normalmente tiro fotos antes de sair de casa no sábado a noite então sempre tiro em frente a porta da minha casa!! PRECISO variar mas é tão dificil!! E faz muuuita diferença um ambiente bonito com boa luz!1
    Eu tenho uma maquina boa, mas sempre tiro foto com celular!! na correria o celular já resolve!!

    Ameei o post!! Super me identifiquei.. Haha..

    Beijos

    http://joycejg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Joyce, fiquei feliz que gostou do post <3 Já eu queria ter alguém pra me fotografar antes de sair kkk acaba que depender de fotografo é complicado, mas vou levando. É legal essa história de tirar foto antes de sair, porque assim as leitoras sentem que realmente você usa aquilo que posta, mas variar os ambiente de vez em quando é uma boa!
      Muito obrigada pelo comentário, fiquei muito feliz! <3

      Excluir
  4. O seu blog é incrível, amei! Esse post me ajudou muito, mas tenho uma dúvida: devo colocar de onde são as peças sem ter parceria com a loja, ou isso seria "publicidade gratuita"? Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, fico feliz em saber que ajudei. Então, eu sempre coloco os créditos porque geralmente as pessoas gostam de saber de onde são, e como gosto de fazer looks "acessíveis"acabo mostrando que com peças baratas dá pra se vestir bem. Mas fica a critério da pessoa, se você sentir que está fazendo publicidade gratuita e isso não te agrada muito, não precisa citar.

      Excluir
    2. Entendi, muito obrigada! ;)

      Excluir
  5. Adorei o blog, estou interessada em trocar divulgação. http://petalasdelicadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amei as dicas hahaha, colocando em prática em 3..2..1
    beijos

    www.blogdaannab.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu blog, principalmente essa dica de look do dia. Ainda não fiz nenhum.Também sou de Manaus e conheço poucas blogueiras daqui. Acho que a Ponta Negra é bem legal pra fazer esse tipo de foto, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, mais uma blogueira Manauara =D na ponta negra fica bem legal mesmo, tem vários "cenários" diferentes pra gente explorar.

      Excluir